Notícias

/artigo

Role para baixo e veja mais

ABDI divulga resultado do concurso que selecionou melhores projetos de capacitação online

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) divulgou, nessa quarta-feira (22), o resultado final do concurso que selecionou os nove melhores projetos de capacitação e treinamento online para trabalhadores de micro e pequenas empresas.

São eles:

1º PROJETO: Plataforma On-line de Capacitação em Transformação Digital

2º PROJETO: ROTA PME

3º PROJETO: Projeto Age e Inova Pará

4º PROJETO: Gamificação na Gestão Empresarial e ESG

5º PROJETO: Curso Espaços Virtuais de Trabalho

6º PROJETO: Plataforma gamificada para capacitação em transformação digital

7º PROJETO: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Construção – AVAC

8º PROJETO: stAIr - Uma escada para as estrelas

9º PROJETO: Empreendedor Digital

As metodologias e ferramentas tecnológicas selecionadas no concurso poderão ser incorporadas no Brasil Mais, programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Promovido pela ABDI, por meio de convênio com o Ministério da Economia, o Edital segue agora para a fase de premiação, que irá ocorrer entre os dias 1º e 29 de outubro (condicionada à liberação dos recursos pelo Ministério da Economia). Os projetos receberão, em média, R$ 500.000,00, cada. Depois, o processo segue para a fase de implantação dos projetos, que irá até maio de 2022.

Brasil Mais

O Brasil Mais tem por objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras, por meio de soluções de rápida incorporação, com baixo custo e alto impacto. Além de difundir práticas para a melhoria de processos produtivos e gerenciais e a redução de desperdícios, o programa também apoia as empresas brasileiras em sua trajetória rumo à transformação digital.

A transformação digital requer uma redefinição das estratégias empresariais que incorpore à cultura organizacional três pilares essenciais: a implantação de tecnologias digitais; a otimização dos processos e operações; e a qualificação e o desenvolvimento de capital humano em processos digitais. Atualmente, o Brasil Mais já atua sobre os dois primeiros pilares, estando o último em fase de amadurecimento para potencial incorporação entre as suas ações.

Para a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, a falta de qualificação do trabalhador é uma das grandes barreiras enfrentadas pelas empresas hoje para adotar tecnologias digitais. “Se o capital humano não estiver preparado, de nada adianta investir nas melhores tecnologias 4.0. Nosso edital veio ajudar a preencher essa lacuna”.

 

Saiba mais