Notícias

/artigo

Role para baixo e veja mais

ABDI fala sobre o Programa Brasil Mais

Entrevista com Igor Calvet, presidente da ABDI. Faz parte da série de quatro entrevistas, que serão publicadas, uma por semana. Já estão no ar as entrevistas do Sebrae (Melles) e da Sepec (Bruno Portela). Acompanhe!


1) Qual o papel da ABDI dentro do programa Brasil Mais?

O Brasil Mais é uma iniciativa do governo federal, que, por meio do Ministério da Economia, une forças de três entidades (Sebrae, Senai e ABDI) em uma atuação complementar que visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras. Principalmente, aquelas de micro, pequeno e médio portes. 

Nesta parceria, cabe à ABDI o apoio operacional e técnico ao programa e a transparência de seus resultados. Fazemos a gestão da plataforma do Brasil Mais, a sistematização e a divulgação dos resultados alcançados, além de coordenar as ações de comunicação do programa. 


2) A questão da transformação digital está inserida no Brasil Mais? De que forma?

A transformação digital das empresas é um dos grandes objetivos do Brasil Mais e que se torna ainda mais urgente no cenário pandêmico, de profundo impacto no desenho dos negócios. No último ano, as empresas tiveram que migrar processos analógicos para digitais muito rapidamente. 

Toda a jornada de qualificação na gestão das empresas participantes do programa leva, inevitavelmente, a um processo de transformação digital. Mas para muitos empreendedores ainda é necessário cumprir uma etapa anterior à da digitalização, que é de revisar processos, reduzir desperdícios e custos, qualificar a tomada de decisão e identificar as melhores oportunidades de mercado. E só então ampliar ganhos a partir da adoção de tecnologias. Por isso, a expectativa é que esse tema seja tratado na fase do programa voltada ao uso de tecnologias digitais.