Notícias

/artigo

Role para baixo e veja mais

ABDI lança game sobre boas práticas para melhoria da produtividade nas empresas

Jogo está disponível no site do Brasil Mais, programa do governo federal que irá ajudar micro, pequenas e médias empresas de todo o país a melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios


Em meio à pandemia de coronavírus, é preciso repensar o modelo de gestão e ficar de olho nas ferramentas que possibilitem maior eficiência às empresas. Nesse sentido, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou o game Boas Práticas para Melhoria da Produtividade. Uma brincadeira interativa que leva o empreendedor a aprender as técnicas mais utilizadas para inovar processos e reduzir desperdícios, garantindo, assim, mais eficiência e competitividade para seu negócio.

São 60 perguntas para o jogador responder, com tempo limitado de dois minutos para cada uma delas. O participante pode jogar quantas vezes quiser. Para cada resposta, há explicação completa da boa prática utilizada, com todos os detalhes da técnica que pode ser empregada pela empresa.

O jogador vai acumulando conquistas ao acertar as perguntas, e só pode passar para a fase seguinte (são seis fases no total), se acertar um percentual das perguntas da fase anterior. Até a terceira, com metade das respostas corretas, ele avança.

As três últimas fases são avançadas e o jogador tem que ter acumulado 80% de acertos no total para seguir adiante. No Inventário, conforme for desbloqueando as fases, ele terá acesso a todas as práticas produtivas mais utilizadas atualmente, aprendendo sobre elas.

Só para ter uma ideia: o empreendedor ou funcionário – o objetivo é colocar toda a equipe para participar e aprender – vai conhecer sobre o Relatório A3, os 5 Porquês, Seiso, Ciclo LAMDA, Curva ABC, Kaisen, Ciclo PDCA, PEPS, Preparação da Produção e todas as principais técnicas para melhorar a gestão de seu negócio. Ao final do game, se o jogador tiver 100% de acertos, ele recebe um certificado virtual.

O game Boas Práticas para Melhoria da Produtividade pode ser acessado aqui.

Brasil Mais – o programa, lançado pelo Governo Federal em fevereiro e retomado agora no final de outubro, é uma iniciativa para ajudar as micro, pequenas e médias empresas com melhores práticas produtivas e gerenciais, de baixo custo e alto impacto. Coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da ABDI e execução pelo SENAI e pelo Sebrae, oferece às empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

Saiba mais.