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Manter contato com o cliente ajuda pequenos negócios a segurar vendas

Sebrae sugere uso de ferramenta de comunicação, como Whatsapp, ao lado do televendas e do e-commerce, durante a pandemia de coronavírus


Facilitar a comunicação com os clientes é essencial neste momento em que as pessoas estão em situação de isolamento social, dentro de suas casas. Para o consultor de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Bruno Zamith, neste período, além de investir no televendas, e-mail marketing, plataforma digital e redes sociais, o empresário deve usar o Whatsapp. “O comerciante não tem mais o ambiente físico, o olho no olho, então vai ter que utilizar as ferramentas que já existem. O Whatsapp é um canal de comunicação fantástico, eu o citaria como estratégia número um. Cadastre sua carteira de clientes nele”, aconselha.

Mas há alguns cuidados que precisam ser tomados para o efeito não ser o oposto do esperado. Como o aplicativo normalmente é usado para relações pessoais, para interagir com pessoas próximas, o empresário precisa construir um relacionamento com o cliente primeiro. Só depois é que se deve enviar promoções e ofertas, e com moderação. “Se não for assim, o cliente vai se sentir incomodado, muitas vezes pode achar a abordagem invasiva e até bloquear o contato da sua empresa”.

Nesse sentido é preciso traçar uma estratégia para tirar o melhor da ferramenta. De preferência, ter alguém disponível para mexer com ela, saber como abordar o cliente e conseguir que a conversa se transforme em decisão de compra. Caprichar na construção dos conteúdos faz parte desse processo de planejamento. Automatizar as respostas também é importante, pois isso possibilita que o cliente receba resposta imediata, independentemente do horário de funcionamento da empresa. 

Outra dica dos especialistas é ficar atento às métricas e estatísticas que a ferramenta oferece. Por meio delas o empresário consegue avaliar o que está dando certo e errado na sua estratégia e adaptá-la. 

Disponível para download gratuito nas versões Android e iOS, o WhatsApp Business facilita a conexão entre cliente e empresa, além de possibilitar que os 1,5 bilhão de usuários do aplicativo mantenham-se conectados com as empresas. Especialistas aconselham que apostar no atendimento virtual de qualidade é uma boa alternativa no cenário atual. 

Vale destacar a importância de organizar os contatos. O Whatsapp Business oferece uma ferramenta que atribui tags aos clientes. Assim, é possível diferenciar aqueles que estão consolidados dos que são clientes em potencial. Com essas informações, o empresário pode retomar conversas com mais controle e verificar a quantidade de processos em andamento. Esses dados também ajudam a metrificar resultados, pois medem o fluxo de vendas.

O consultor de negócios do Sebrae afirma que o comércio precisa se reinventar durante o período da pandemia. “Não é o momento de tomar atitudes desesperadas, é preciso planejar, rapidamente, mas planejar para seguir em frente. O mercado está se adequando. Os consumidores estão indo para casa, então como atendê-los? Eles vão continuar consumindo, embora de maneira diferente”. 

Brasil Mais – o programa, lançado pelo governo federal no dia 18 de fevereiro, é uma iniciativa para ajudar as micro, pequenas e médias empresas brasileiras com melhores práticas produtivas e gerenciais, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo SENAI e pelo Sebrae. Saiba mais