Notícias

/artigo

Role para baixo e veja mais

Sebrae fala sobre o Programa Brasil Mais

Acompanhe aqui uma série de entrevistas com os gestores dos parceiros institucionais do Programa Brasil Mais. A segunda é com o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles.


Qual é o papel do Sebrae no âmbito do programa Brasil Mais?

O Sebrae levou para dentro do Brasil Mais a metodologia que a instituição aplica, em todo o Brasil, nas empresas de micro e pequeno porte por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas participantes desse programa recebem acompanhamento técnico para melhorarem suas práticas produtivas ou gerenciais. O Sebrae também tem participação no fornecimento de manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, além de links para cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas às práticas produtivas, gerenciais e digitais, que estão disponíveis no portal do Brasil Mais.


Como é o trabalho dos Agentes Locais de Inovação com as empresas atendidas?

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) são bolsistas do CNPq, graduados, selecionados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas micro ou pequenas empresas de comércio ou serviços, com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento. Durante quatro meses eles acompanham a realidade do negócio, traçam um raio X da situação da empresa e ajudam na construção de um plano de inovação juntamente com o empreendedor. Todos passam por um treinamento que trabalha aspectos como a gestão de micro e pequenas empresas, inovação e empreendedorismo. Eles também recebem capacitação das unidades estaduais do Sebrae para conhecerem o ecossistema empresarial das regiões.