Notícias

/artigo

Role para baixo e veja mais

SENAI fala sobre o Programa Brasil Mais

Entrevista com Rafael Lucchesi, diretor- geral do SENAI. O bate-papo encerra a série de quatro entrevistas com a visão dos realizadores do programa Brasil Mais. Já estão no ar as entrevistas do Sebrae (Carlos Melles), da Sepec (Bruno Portela) e da ABDI (Igor Calvet). 


1. Qual é o papel do SENAI no âmbito do programa Brasil Mais?  

O Programa Brasil Mais tem o objetivo de contribuir com a elevação do nível de produtividade e competitividade das empresas brasileiras em um cenário de transformação digital. Além de levar as melhores práticas produtivas às empresas industriais que aderirem ao programa, denominada Mentoria Lean, e também o de promover os primeiros passos rumo à quarta revolução industrial, por meio de uma consultoria em transformação digital. 

Na Mentoria Lean, o SENAI ofertará capacitações e consultorias técnicas para promover o aumento de produtividade. Serão aplicadas técnicas de manufatura enxuta, o “Lean Manufacturing”, para reduzir desperdícios produtivos, como, por exemplo, a redução de processamento e estoques, diminuição de tempo de espera nas fases do processo produtivo, a redução de movimentação de pessoas e redução de produtos com defeitos. Já foram capacitados mais de 324 mentores do SENAI para atender indústrias com 11 a 499 funcionários. 

 

2. Como é o trabalho dos consultores com as indústrias atendidas?  

Os consultores e as metodologias do SENAI estão adequados às novas tendências digitais, permitindo que os atendimentos sejam tanto remotos (online) como presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança do trabalho. Mais importante, a metodologia garante o repasse das competências técnicas para as equipes das empresas atendidas, tanto de manufatura enxuta, quanto de transformação digital, desenvolvidas pelo SENAI. 

 

3. Como funciona a Mentoria Lean? E a Mentoria Digital? 

A Mentoria Lean visa o aumento de produtividade. As empresas primeiro recebem os conceitos básicos da metodologia Lean por ensino a distância, envolvendo até três colaboradores por empresa, potencializada por gameficação dos conteúdos. Em seguida, acontece a realização das mentorias teóricas e práticas, semipresenciais ou presenciais, com as equipes de colaboradores das empresas, para identificar e replicar os conceitos aprendidos em sala de aula na realidade das suas indústrias. Por fim é realizada a implementação, nas empresas, das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação. 

Na Mentoria Digital, a empresa participante tem a possibilidade de avançar ainda mais na melhoria de seus processos produtivos, por meio da digitalização e da conectividade da produção, acessando uma metodologia testada e com resultados comprovados do SENAI para promover ganhos de produtividade. As empresas receberão novas capacitações, consultorias e acompanhamento técnico dos consultores para digitalizarem seus processos produtivos, tornando-os mais previsíveis, com tomadas de decisão mais ágeis. 

Na Mentoria Digital será oferecida capacitação com atendimentos assistidos, sendo 8h de capacitação online, 40h presencial e 22 horas de consultorias individuais oferecidas pelo SENAI, com implantação de sensores (hardware) e software para leitura e visualização dos dados da linha de produção, em tempo real.